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Lean Marketing: Como ter ROI antes de gastar toda sua verba.

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Lean Marketing: Como ter ROI antes de gastar toda sua verba.

by Jova
Junho 19, 2019

Se eu ganhasse 10 centavos a cada vez que ouvisse a frase: “Invista em Marketing Digital e aumente as vendas da sua empresa”, não estaria me aventurando pelas águas do empreendedorismo e sim pelas do Havaí!

Google Adwords, SEO, taxa de conversão, leads, chatbots ou qualquer outro termo técnico, ferramenta ou prática.

Como unir tudo isso para desenvolver uma estratégia que aumenta seus resultados? Por onde começar? Como saber se está dando certo?

Antes de te explicar o meu ponto de vista, quero que você preste atenção nessa imagem:

É uma bela decoração, certo? Chamamos isso de composição minimalista!

O minimalismo é uma corrente artística que só utiliza elementos mínimos e básicos. Por extensão, na linguagem corrente, associa-se o minimalismo a tudo aquilo que tenha sido reduzido ao essencial e que não apresente nenhum elemento sobrante o acessório.” Fonte: https://conceito.de/minimalismo

O objetivo do minimalismo é criar sentido a partir do mínimo. Um conceito versátil que pode ser aplicado à arte, estilo de vida, produtos e, pasmem, no marketing da sua marca!

Imagine que a decoração ali em cima é a sua landing page e a cada vez que recebe um elogio sobre como ela está elegante, você cria converte um visitante em lead.

Assim como aquele que criou essa composição só precisou de 3 móveis, você também não precisa criar uma estratégia robusta e complexa em um primeiro momento, especialmente se você não tem a estrutura, a expertise e o dinheiro necessário para isso.

Em alguns casos, o excesso de opções pode atrapalhar mais do que ajudar.

Lembre-se: menos é mais, você não precisa fazer tudo, apenas o necessário.

Se você está investindo continuamente e não vê resultado algum, você pode estar vivendo uma dessas situações.

  • Você está investindo tempo e dinheiro nos canais de comunicação ERRADOS.
  • Você faz tanta coisa ao mesmo tempo, que as ações são feitas de qualquer maneira.
  • Você não tem processos. Coloca a ação em prática, mas não sabe interpretar se ela deu resultados ou não.


Por trás de um marketing realmente eficiente, existem engrenagens projetadas de forma inteligente para gerar resultados.

Adotar esse mindset em conjunto com metodologias de lean marketing ou minimum viable marketing te farão focar em ações relevantes para o crescimento do seu negócio, com implementação rápida e de forma que você possa entender se está perto dos seus objetivos.

Pensando nisso, fiz esse conteúdo para te ajudar no desenvolvimento dessas ações e que podem te levar aos primeiros resultados no digital de forma bem realista, evitando que gaste tempo e dinheiro em esforços que não trazem retorno.

Sem fórmula mágica ou milagre do marketing digital, neste artigo eu vou te contar sobre isso:

  • Por onde começar? Qual é o primeiro passo para colocar uma ação realmente efetiva no ar?
  • O poder do foco para fazer mais com menos.
  • Quais são as ferramentas gratuitas que você pode usar para ajudar a colocar as ações no ar com qualidade e agilidade?

O Ponto de partida.

A maior parte dos seus resultados vêm da menor parte das suas ações

“Quanto mais eu fizer, mais resultado conseguirei!”.

Em parte sim.

Mas resultados também é consequência direta da eficiência.


A questão é que eficiência nem sempre está relacionada a quantidade de tarefas
que você faz num determinado período de tempo e sim com a sua capacidade de priorizar e colocar em prática as mais importantes de forma eficiente.

Você já ouvir falar no princípio de pareto? (Caso não, você pode descobrir sua origem clicando aqui.)

Essa ideia defende a linha de raciocínio de que 80% das consequências representam 20% das causas.

Sendo assim:

  • 20% dos seus clientes, representam 80% das suas vendas. Isso pode acontecer em diferentes contextos. Pense no quanto alguns clientes adquirem suas soluções com maior preço, estão sempre comprando com você ou sempre te indicando novos clientes.
  • 20% dos seus produtos podem representar 80% do faturamento. Muitas marcas possuem os serviços e produtos que em conjunto, são carro-chefe da empresa e representam a maior parte das vendas.
  • 20% das suas ações de marketing podem ser responsáveis por 80% do seu ROI (retorno sobre o investimento)I. Uma campanha bem pensada pode representar para empresa muito mais do que um grande número de ações sem relevância.


O princípio de pareto não é uma teoria divina ou mistério do universo, ele apenas pressupõe manter seu foco nas atividades mais importantes do negócio te ajudará a atingir resultados de forma mais rápida.

Ok, mas como trazer essas idéias tão bonitas para a realidade da minha empresa?


1. Você precisa saber o que é resultado para sua empresa.


Resultado! Resultado! Resultado! É o que todo mundo quer, certo?

Mas se você não souber O QUE É esse resultado,  vai continuar dando soco em pedra. (e isso dói bastante)

Entender qual é a sua expectativa de resultados te dará mais clareza para mensurar o retorno das suas campanhas.

Para saber como chegar ao pote de ouro, você precisa saber o que é esse pote de ouro, não é? Você precisa definir qual é o seu objetivo para entender onde deve focar seu esforços.

Aqui na agência oferecemos uma consultoria gratuita de marketing voltada a marcas que querem entender os caminhos possíveis para otimizar os resultados e no formulário de cadastro que usamos para colher informações sobre os negócios, a maior parte dos empreendedores relata que seu maior desafio é aumentar as vendas.

O problema é que este é um objetivo sem objetividade. Faz sentido?

  • “Quero aumentar minhas vendas”? NÃO É um objetivo claro
  • “Quero aumentar as vendas do produto XYZ”? Tente de novo.
  • “Quero aumentar as vendas do produto XYZ para o público BETA”? Agora sim você tem um bom objetivo.


Se você têm dificuldades de entender onde deve ter foco, encontre as respostas para as seguintes perguntas.

  •  Qual é o perfil de cliente que mais trará retorno para o meu negócio? 
  • O que eu espero que esse perfil faça pelo meu negócio? Compre mais? Indique para amigos?
  • Qual é o produto mais estratégico e porque ele é relevante para a empresa? Você obtém a maior margem de lucro, a procura é muito grande ou é algo que só você pode oferecer?

    A razão entre esse grupo de questões é onde deverá focar. É a partir disso que você conseguirá definir um objetivo realmente claro e buscar a compreensão das ações que realmente dão resultado.

2. Você precisa validar ideias de maneira rápida para minimizar os riscos do seu investimento.

Imagine um grupo de jovens empreendedores em uma garagem tentando montar um novo negócio.

Eles têm R$30.000 para investir nessa empreitada e decidem montar uma fábrica de sorvetes para vender no modelo atacado, investindo 3|4 da verba disponível com matéria prima e equipamentos de ponta, sem antes entender se o mercado em que estavam inseridos tinha espaço para o empreendimento.

Mesmo que esteja tudo funcionando 100%, com uma ótima estrutura e um produto que eles julgavam incrível, o negócio não dá certo.

Eles gastaram a maior parte do dinheiro que tinham. E aí, como se livrar dessa? Bem, não dá.

Casos como esse nos fazem pensar nos riscos que assumimos quando tomamos uma decisão. Qual é a melhor maneira de fazer algo? Será que vai dar certo? E se você errar?

Ao contrário do que muitos dizem por aí, não existe uma fórmula mágica ou um jeito correto de se fazer negócios, pois cada um tem suas peculiaridades, o que funciona para uma empresa nem sempre funciona para outra e assim sucessivamente.

Por isso, você só tem uma saída: teste rápido, erre barato.

Eric Ries disseminou a filosofia Lean em seu livro, a Startup Enxuta que têm como ideia principal, a redução de desperdício de recursos e tempo alinhada a construção de um produto que gera valor para as pessoas.

O objetivo da metodologia lean é a validação de ideias através de testes que consomem o mínimo de recursos.

Ela é pensada de forma que cada teste traga um aprendizado que indique se você está ou não no caminho certo.

Ok, o conceito é muito bonito, mas como isso tudo funciona na prática? E mais importante, como isso pode ser aplicado ao seu marketing?

Imagine uma roda dividida em 3 partes onde você irá:

  • De acordo com o seu objetivo, planejar O QUE, COMO E QUANDO a ação acontecerá.
  • Colocar em prática.
  • E mensurar seu retorno para obter os aprendizados.


A cada vez que ela girar, um ciclo terá se passado e você ganhará um aprendizado.


O que fazer agora?


É importante deixar claro que uma estratégia simples e efetiva não é simplória, ou seja, ela não pode ser feita de qualquer jeito.


Assim como no minimalismo, no marketing enxuto você precisa definir nada mais do que o essencial para alcançar seu objetivo.


Os conceitos e táticas que apresentei neste artigo são a ponta do iceberg
e absolutamente comuns para profissionais que trabalham com marketing digital, mas ainda desconhecidos para uma boa parcela de empreendedores.


Para implementá-las da forma correta, você precisará no mínimo entender do que se trata cada prática e estratégia e como usar algumas ferramentas.

Por sorte, você pode encontrar MUITO conteúdo gratuito na internet.

A primeira contribuição que eu vou te dar é uma ferramenta que desenvolvemos, o Funnel Marketing Canvas, um modelo de planejamento de marketing com 1 página com os 10 tópicos essenciais que a sua estratégia inicial precisa abordar para se tornar efetiva.

Também reservei essa sessão para criar uma lista de indicações que podem ajudar a te preparar para colocar suas ações em prática.

Cursos:

Marketing de Conteúdo: https://universidade.rockcontent.com/cursos/marketing-de-conteudo/


Inbound Marketing: https://certification.hubspot.com/certificacao-inbound


Google Adwords: https://www.youtube.com/watch?v=eKZWQJUxRk4&list=PLy_hwNwzI2h4Gue7F7yYmGipgnjxdhZzK


Curso Gratuito de SEO: https://www.conversion.com.br/openseo/curso.php


Facebook Marketing: https://www.facebook.com/blueprint/

Ferramentas Gratuitas:

Email Marketing: https://www.e-goi.com.br/


Produção de Layouts sem conhecimento em design: https://www.canva.com/pt_br/


Gerador de Personas:  https://geradordepersonas.com.br/


Filmar as visitas do seu site: https://www.hotjar.com/

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