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Como definir metas de marketing
Um dia desses, estava reunido com um possível cliente para a agência.
Normalmente, antes de apresentar a proposta, tenho uma primeira conversa para entender os objetivos e desafios da empresa para definir como poderíamos ajudá-la com marketing digital.
Como sempre, perguntei: O que está impedindo o seu negócio de crescer hoje?
A sócia da tal empresa respondeu: Precisamos superar uma montanha, se não pudermos quebrá-la, nós é que vamos quebrar.
É…
Os motivos que fizeram com que chegassem nesse ponto ficam para outro artigo, mas imagino que se chegou aqui, você deseja que a sua empresa venda mais, mais vezes e para mais clientes.
Independente do seu objetivo, no final, todos temos uma montanha para superar, certo?
Eu vejo assim…
A melhor forma de realizar um desejo é transformá-lo em meta. O jeito menos doloroso de realizar uma GRANDE meta, é dividi-lo em um punhado de pequenas metas.
Nesse artigo, quero te contar o que eu sei sobre definir e atingir metas de marketing de forma inteligente, então vou falar sobre:
- O que é um objetivo SMART
- O jeito comum de falhar miseravelmente ao definir metas de marketing e ter zero aproveitamento sobre uma ação
- As duas únicas formas de começar a bater metas de marketing SMART
Você pode usar tudo que aprender como ponto de partida para criar o seu plano de marketing digital.
Como eu sei que você não tem muito tempo sobrando para pensar em uma estratégia robusta de uma hora pra outra, desenvolvemos um canvas gratuito com os 10 aspectos esssenciais para você organizar e centralizar todas as suas ações de aquisição de clientes em apenas uma página
O que é um objetivo SMART afinal?
O que diferencia um desejo de uma meta inteligente é o controle que você consegue sobre os resultados, sejam eles bons ou ruins.
O objetivo SMART (Acrônimo em inglês para Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal) é uma metodologia utilizada para que você consiga não só tomar as rédeas do seu plano de marketing para ter sucesso, como entender os efeitos que uma ação teve.
Uma meta SMART têm 5 características indispensáveis.
Ela é específica, você deve restringir ao máximo o tipo de resultado que você espera com sua ação de marketing digital.
Exemplo: Queremos aumentar o número de pedidos de orçamento para o produto X em 5%.
Ela é mensurável, você deve eliminar qualquer tipo de subjetividade e se certificar de que há formas de entender em números o resultado da ação.
Ex: Vamos analisar o número de pedidos de orçamento desse mês com relação aos dados que temos do mesmo período no ano passado.
Ela é atingível, logo você deve ter a compreensão de que é possível atingi-la porque você tem os recursos financeiros e operacionais para isso.
Ex: Não queremos dobrar as vendas, apenas almejamos um aumento de 5% e para isso ampliaremos o investimento em anúncios.
Ela é relevante, de alguma forma, o sucesso dessa pequena meta está diretamente relacionado ao sucesso da GRANDE meta. Logo, quando você tem o resultado positivo quantificado, sabe que está no caminho certo.
Ex: “Esse aumento de pedidos de orçamentos vai alimentar minha equipe de vendas com mais oportunidades, logo venderei mais e isso aumentará o faturamento da empresa.”
Ela é temporal, ou seja, ocorre em um determinado período de tempo para que quando finalizada, você possa entender o seu impacto.
Ex: “Nossas campanhas estarão no ar por 30 dias, após isso faremos a avaliação dos resultados.”
Antes de definir seu objetivo SMART, você precisa descobrir os seus porquês
“Conhece-te a ti mesmo” -Sócrates.
Por que você precisa vender mais? Por que você precisa vender mais para os mesmos clientes? Por que investir no Facebook? Por que? Por que?
Para definir o seu objetivo SMART, você precisa ter uma noção do que te motiva a AGIR e principalmente, entender o que vai acontecer caso você não o faça.
Em 100% das vezes é porque algo não te deixa dormir a noite. Um pensamento como: “Meu deus, minhas vendas estão despencando” ou “Não consigo fazer meus clientes voltarem para a loja”
Isso é uma dor de cabeça porque eu sei que o seu maior objetivo é alcançar o sucesso, seja qual for o significado dessa palavra para você.
Quando você define os seus “porquês”, você pode até não encontrar a resposta imediatamente, mas saberá com exatidão o que você deve buscar para resolver o problema.
O jeito comum de falhar miseravelmente ao definir objetivos e ter ZERO aproveitamento sobre uma ação.
Eu aprendo muito quando leio sobre como fazer algo, mas aprendo duas vezes mais quando leio sobre como não fazer.
Por isso, vou falar um pouco de como eu já vi muitos empreendedores e uma boa parte de profissionais definirem seu objetivo quando colocam uma ação de marketing digital em prática do jeito errado:
- Com falta de clareza e desejos genéricos como “Quero vender mais”, “Quero ser o #1 do mercado”
- Sem definir como vão calcular os resultados de forma quantitativa.
- Não estipulam metas realistas, na verdade a palavra meta nem aparece no plano
- Focam e gastam energia em ações que não impactam diretamente o crescimento da organização.
- Não estipulam um período de tempo para entender se a ação deu resultados ou não
É curioso, pois essas pessoas estão definindo metas SMART em coisas simples que acontecem no dia a dia sem nem perceber, enquanto estão fazendo o exato oposto quando investem em marketing digital.
Quer uma prova? Eu te dou:
Quando elas vão a padaria:
- O objetivo é comprar pão francês quentinho. São específicos
- Definem quantos pães vão levar. Trabalham com dados mensuráveis.
- Sabem que nesse horário o pão está fresco pois acabou de sair do forno. Definem um objetivo alcançável.
- Acreditam que isso vai matar sua fome antes do jantar. Sabem como isso é importante para eles.
- Calculam que vão demorar uns 15 minutinhos para completar a tarefa. Entendem quanto tempo levarão para ir ao local.
Viu? SMART.
Caso não faça isso, continuará a andar em círculos e sem entender o que está dando certo ou não na sua estratégia de marketing digital.
As duas formas de BATER metas SMART:
Separar as metas SMART em dois tipos me ajuda muito a definir como estabelecer os critérios para controlá-las.
- Existe o objetivo SMART que você formula do ZERO.
- Existe o objetivo SMART que é a continuação de um objetivo anterior.
Eu vejo essa forma de acompanhar suas metas como um ciclo virtuoso.
Se você já desenhou uma ação usando a metodologia como forma de controlar o resultado esperado anteriormente e fez do jeito certo, é provável que você possua o conhecimento sobre a eficácia da estratégia utilizada.
Então da segunda meta em diante, a ideia é que suas ações tenham o propósito de corrigir ou potencializar as táticas utilizadas anteriormente.
A cada vez que o ciclo gira, você aprende e mais entenderá como ter ou aumentar os resultados de determinada ação com base nos dados de atividades de períodos anteriores.
Agora, se você não tem dados anteriores e não consegue formular uma expectativa de resultados sensata porque simplesmente não faz a menor ideia do que esperar, fica tranquilo, não tenha medo de estabelecer metas fictícias.
Contanto que você:
- seja específico do que espera com a ação;
- possa mensurar os resultados e gerar dados que serão parâmetros para as próximas ações,
- tenha o pé no chão com relação a até onde você consegue chegar,
- defina uma ação relevante para o crescimento da empresa
- delimite um período de tempo para sua execução.
E é claro, não deixe esse conhecimento quentinho esfriar na sua cabeça e você correr o risco de deixar para aplicá-lo depois.
Pra te ajudar, preparamos um modelo de planejamento visual de marketing digital gratuito e o objetivo smart é o primeiro tópico que você precisa definir.
See ya.